, , , ,

Posso dar comida para meu filho antes dos 6 meses?









Olá, hoje vamos falar soube um assunto SUPER polêmico e que SEMPRE está entre as dúvidas das mamães e papais.

É recorrente encontrar famílias que iniciam a introdução alimentar antes dos 6 meses. Algumas pela pressão da volta ao trabalho, outras pela pressão da família, e outras até mesmo pela má orientação do pediatra. É MUITO importante lembrar que PEDIATRAS QUE RECOMENDAM A INTRODUÇÃO ALIMENTAR ANTES DOS 6 MESES, CONTRARIAM AS RECOMENDAÇÕES DA SBP (Sociedade Brasileira de Pedriatria) e do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Resolvi escrever esse post, porque esses dias passeando por um grupo virtual de maternidade, vi uma mãe perguntando - Posso começar a dar frutinhas ao meu filho de 3 meses? E a expressão abaixo descreve a minha reação:



Nossa mais que drama, que exagero, meus avós falaram que pode dar sem problemas, eu dei e meu filho não morreu. Huuuum vamos ver algumas informações sobre o assunto?

Sendo o bebê amamentado pelo leite materno, ou leite artificial, a orientação de introdução alimentar deve ocorrer apenas após o sexto mês.

Aééé? Mas porque?

Neste post vou trazer informações com base do que a ciência fala sobre o assunto,e você como pai e mãe, vai responder a pergunta no título dessa postagem, OK? Quero deixar claro o PORQUE DEVO FAZER A INTRODUÇÃO ALIMENTAR apartir dos 6 meses, mas fiquem livres para tomarem a decisão que acharem melhor.

1. O intestino do bebê precisa se desenvolver e amadurecer


Meu bb com 2 meses e meio, o pediatra já passou suquinho de laranja mimo, melão e melancia. Ele disse q eh pro organismo do bb já ir se acostumando com a comida.

Os intestinos são o sistema de filtragem do corpo, ele rastreia as substâncias potencialmente prejudiciais e deixa os nutrientes saudáveis. Nos primeiros meses de vida do bebê, este sistema de filtragem é imaturo.

Entre quatro e sete meses, o bebê passa por um pico de crescimento e desenvolvimento chamado fechamento, o que significa que o revestimento intestinal torna-se mais seletivo sobre o que absorver.

Desta forma, oferecer alimento antes desse período não faz o estomago do bebê se acostumar, muito pelo contrário, é bem provável que seu bebê sofra com intestino preso ou solto.

2. Necessidade Nutricional


Meu bebê está com 4meses e eu já estou dando papinha eu n queria mt mais minha cunhada converso comigo sobre isto pq ela tem 2filho e o primeiro mamou exclusivamente leite materno até os 6meses ele já está com 8anos e n come quase ND legumes frutas estas coisas e o segundo ela começou a dar alimentos com 3meses e ele está com 3anos e come de TD então eu resolvi dar papinha pro meu bebê ele está aceitando mt bem

Após o sexto mês de vida, o leite materno não oferece mais todos os nutrientes necessários para o bebê e por isso é iniciada a introdução de novos alimentos que irão complementar essa necessidade nutricional.

3. Saúde futura do bebê


gente meu bebe esta com 3 meses e 26 dias ja dei ele papa de frutas e hoje vou comecar a dar salgada. nao faz mal nenhum. e vou dar mucilon junto com o aptamil tenho certesa que nao vai fazer mal e ele adora. minha vo tem 9 filhos e disse que comecou a dar papinha para eles com 3 meses, e nenhum deles morreu, tem milhares de maes no mundo que fazem isso e seus bebes estao saudaveis entao porque o medo

A médica do departamento de nutrologia da SBP Virginia Resende Silva Weffort explica que a introdução precoce de alimentos “programa” a obesidade futura, pressão arterial, o metabolismo do colesterol, resistência insulínica, arterosclerose, saúde óssea e imunológica.


“Trabalhos científicos existentes mostram a relação direta da introdução precoce da alimentação com a obesidade futura, uma vez que os sistemas digestório e renal do bebê iniciam sua maturidade em torno dos quatro meses e somente estarão aptos a receber outro alimento por volta dos seis meses”, diz.

4. Reflexo de língua-impulso

Nos primeiros quatro meses, o reflexo de impulso da língua protege a criança contra o engasgamento. Quando qualquer substância incomum é colocada na língua, ele a sobe automaticamente e a coloca para fora, em vez de voltar. Entre quatro e seis meses, esse reflexo diminui gradualmente. Não só o final da boca do trato digestivo do bebê não está pronto para a introdução de alimentos sólidos com antecedência, como nem mesmo a parte inferior.

5. Bebês menores de 6 meses não estão preparados para mastigar

Os dentes raramente aparecem até seis ou sete meses, dando mais provas de que o bebê menor do que 6 meses é projetada para sugar e não para mastigar. Na fase pré-dente, entre quatro e seis meses, os bebês tendem a babar e a baba que você está limpando o rosto do bebê é rica em enzimas, o que o ajudará a digerir os alimentos sólidos que virão logo.

6. O bebê precisa ser capaz de se sentar

É importante que o bebê sconsiga sentar para comer. Esta é uma habilidade que a maioria dos bebês desenvolvem por volta de 5-7 meses. Segurar um bebê na posição tradicional de mamar não é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebê vai achar que vai ser amamentado (ou tomar mamadeira) e vai achar que algo esta errado e vai provavelmente rejeitar a comida.

7. Aceitação dos Alimentos


Bem eu sou mãe de 2 viagem no meu primeiro filho eu dei c 5 meses as frutinhas e agora c minha menina dei c 4 e meio, pois ela tb ficava olhando c vontade ai juntou c essa de q c 6 corre o risco de ser mais dificil introduzir os alimentos pedi aprovação da pediatra q acompanha ela e mandei ver!!! laranja lima ela não curtiu mto não ... e ta indo aos pouquinhos acho q 4 meses ta bom começar agora c 3 meses eu acho mto cedo! Mas cada mãe sabe o q é melhor p seu baby .. sempre!!!

MUITAS mães dizem iniciar a IA antes dos 6 meses porque com 6 meses é mais difícil a aceitação. Oi? De que fonte vem isso? NÃO EXISTE NENHUM estudo que comprove isso, muito pelo contrário, a indicação é que qualquer alimento seja ofertado de 8-10 vezes para o bebê ir aprendendo a adicionar qualquer sabor ao seu paladar.

Conclusão


De onde vem toda essa pressa para iniciar a introdução alimentar, mesmo o sistema digestivo do bebê ainda estando em formação? Sinceramente eu não sei responder.

O fato é que mesmo com muitas informações alguns médicos dizem que iniciam antes porque muitas mães voltam ao trabalho( para eles é claro que é mais fácil fazer isso do que apoiar e ajudar a mãe com a ordenha, armazenamento e oferta do próprio leite, ou orientar a introdução de um leite artificial até a criança completar 6 meses), algumas mães oferecem alegando que o bebê não para de olhar e vão ficar com vontade, outras são ansiosas e dão mesmo sabendo o que é certo, enfim... Vídeos, artigos, estudos correm solto pela internet, a informação chega com uma facilidade e uma velocidade que grande parte de nossos pais não tiveram ( e por isso fizeram de forma errada), mas o que esta fazendo com essa informação?

Querem dar alimento ao seu filho antes de 6 meses Ok! Mas falem que é porque vocês fizeram essa escolha, não pela vó que deu e ninguém morreu, não pelo pediatra, nem pela aceitação....mas sim porque você optou!

Juro que pesquisei sobre as vantagens da alimentação antes dos 6 meses, mas não achei nenhum conteúdo... então deixo a seguir estão algumas das organizações que recomendam que todos os bebês sejam amamentados exclusivamente (sem cereais, suco ou qualquer outro alimento) durante os primeiros 6 meses de vida (não nos primeiros 4-6 meses):

Organização Mundial da Saúde
UNICEF
Academia Americana de Pediatria
American Academy of Family Physicians
Australian National Health and Medical Research Council
Health Canada
Sociedade Brasileira de Pediatria
Ministério da Saúde Brasil


Para você que quer saber mais sobre a introdução alimentar deixo abaixo mais posts que podem te ajudar sobre o assunto:


Introdução alimentar: O que deu e o que não deu certo?

Como retirar, armazenar e oferecer o leite materno?

Alimentação para bebês acima de 1 ano

Receita de Iogurte de Inhame com frutas

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.