, , , ,

Como deve ser a alimentação do bebê de 1 ano?



Olá Papais e Mamães,

A Algum tempo atrás eu fiz um post aqui sobre Introdução Alimentar, e agora que meu filho esta com 1 ano e meio, muitas pessoas me perguntam como segue a rotina de alimentação, quantidades de mamada, e o que dou para ele comer.

Bom, primeiramente é bom recapitular algumas coisas, a alimentação complementar, tanto para criança amamentada ao seio quanto para aquela que utiliza fórmula infantil, deve ser introduzida a partir dos seis meses de idade, gradualmente, para suprir novas necessidades da criança.
Deve-se observar a maturidade neurológica da criança para introduzir outros alimentos, como sustentação do tronco e deglutição adequada. O leite materno deve ser mantido até os dois anos.

Textura dos Alimentos

Permaneci com a consistência pastosa (pure ou  papa) até 1 ano, isso porque até então o meu filho tinha apenas 2 dentinhos na parte inferir, o que dificultava aumentar a consistência. Hoje com 1 anos e 6 meses, ele se alimenta com a mesma comida da família, vale ressaltar que, é indicado a criança a partir dos 12 meses comer a comida da família desde que não sejam utilizados temperos industrializados, excesso de sal, pimenta, alimentos gordurosos como bacon, banha, linguiça, entre outros, em outras palavras, desde que a família tenha uma alimentação saudável.

Quantidade de mama

Quando meu filho fez 1 ano, fiz o desmame noturno. Então ele passou a mamar de manhã antes de eu sair para o trabalho 07:00, no meio da tarde, mamadeira com o leite que eu tiro 220ml, e de noite umas 21:00 antes de dormir. Esporadicamente ele pede mama em outros horários, e eu dou, porque ele sempre mamou em livre demanda.



Quantidade de Alimento
Ao completar 6 meses deve-se oferecer 3 refeições/dia com alimentos complementares. Essas refeições constituem-se em duas papas de frutas e uma salgada, preparada com legumes e verduras, cereal ou tubérculo, alimento de origem animal (carne, vísceras, miúdos, frango, ovo) e feijões.
• Ao completar 7 meses, essas refeições constituem-se em duas papas salgadas
e duas de fruta.
• Ao completar 12 meses recomenda-se que a criança tenha três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches (frutas ou cereais ou tubérculos).

Quando é hora de dar comida?

O bebê deve receber alimentos quando demonstrar fome. Horários rígidos para a oferta de alimentos prejudicam a capacidade da criança de distinguir a sensação de fome e de estar satisfeito após a refeição. No entanto, é importante que o intervalo entre as refeições seja regular (2 a 3 horas).
Obs: No período da noite, não é recomendado dar a janta muito tarde, ou próximo do horário que o bebê dorme, pois isso prejudica o sono do bebê.

Dificuldades com a alimentação

Se na Introdução alimentar a dificuldade é oferecer algo novo, com 1 ano começam as birras e fases em que elas simplesmente fecham a boca. E as dicas que dou é:

• Separe a refeição em um prato individual para ter certeza do quanto o bebê está realmente ingerindo;
• Estar presente junto às refeições mesmo que o bebê já coma sozinho e ajudá-lo se necessário;
• Não apressar. Ele pode comer um pouco, brincar e comer novamente. É necessário ter paciência e bom humor;
• Alimentar a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela pode perder o apetite;
• Não forçar a criança a comer. Isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser momentos tranquilos e felizes.



Cardápios que sempre faço aqui em casa | Ideias de alimentação Bebê 1 ano


CAFÉ DA MANHÃ | CAFÉ DA TARDE



Bolo de banana integral com suco de uva integral.

Ingredientes: 10 a 12 bananas nanicas bem maduras, em rodelas; 1 xícara e 1/2 (chá) de farinha de trigo integral; 1 colher (chá) rasa de fermento; 3 ovos inteiros; 1/2 xícara (chá) de nozes picadas; 2 colheres (sopa) de óleo de girassol ou óleo de coco; 1 vidro de leite de coco light; 1 colher (café) de canela; 1 xícara e ½ (chá) de açúcar de coco ou açúcar mascavo | Modo de preparo: bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata as gemas com o açúcar e o óleo até formar um creme claro. Quando o creme aumentar de volume, acrescente a farinha, o fermento e o leite de coco. Desligue a batedeira e insira, delicadamente, as bananas, as nozes, a canela e a clara em neve. Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno preaquecido por 35 a 40 minutos.




Sanduíche de pão ou bisnaguinha integral, queijo branco ou queijo de búfalo, tomate cereja e manjericão. O suco de caixinha pode ser substituído pelo natural, mas quando preciso comprar procuro sempre um sem adição de açúcar, tem marcas como Yakult que faz suco de maça, uva, morango e abacaxi sem adição de açúcar e conservantes.




Milho cozido é o preferido do meu filho =) Como ele esta com 4 dentinhos em cima e 4 embaixo, ainda sente uma dificuldade para comer na espiga, então sempre dou ele já cortadinho. Vale lembrar que o milho enlatado tem cerca de 40% a mais de sódio, então vale a pena comprar o milho e cozinhar em casa. Suco de mamão, que também é um dos preferidos, mas com moderação porque ele solta o intestino.



Bisnaguinha ou pão integral com geleia de frutas feita em casa. Para fazer as geleias :

4 bananas médias com casca
1 xícara de abacaxi
1 maçã pequena com casca
6 ameixas grandes sem sementes
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Amasso as fritas com o garfo e coloco em uma panela, acrescento o açúcar mascavo e levo ao fogo até dar o ponto de geleia.
Ai é só esperar esfriar e servir.






 Pão de queijo, ameixas e suco de abacaxi.
O suco de abacaxi não dou sempre, por ser acido e as vezes fazer aparecer umas aftas na boquinha dele. Mas o pão de queijo faço uma receita com batata doce.

Ingredientes
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1 xícara de queijo a seu gosto ralado
1/4 xícara de água
1/4 de xícara de óleo de canola (ou outro)
1 1/2 xícara de batata doce

Cozinhe a batata e amasse com um garfo
Em um recipiente, misture a batata doce com todos os ingredientes da receita e mexa com as mãos
Você vai obter uma massa ótima para modelar os pães – que vão crescer bem pouco
Unte com 1 fio de óleo uma forma e disponha as bolinhas mais ou menos afastadas
Leve ao forno preaquecido e asse por 30 minutos a 180° C
Fique de olho quando passar de 25 minutos, dependendo do forno podem dourar mais rápido



E o famoso polvilho que geralmente como junto com ele hahaha
É uma opção prática e muito boa para colocar na bolsa para levar quando sai. Suco de laranja Lima, que é mais docinha, e meu filho prefere para o seu paladar.


E além disso, sempre faço IOGURTE DE INHAME, que já postei a recita aqui, e gosto de oferecer caldo de cana, água de coco e frutas como manga que é docinha, uva morango, mas aí acredito .


ALMOÇO | JANTA




Arroz com espinafre, feijão temperado com alho e pouco sal, carne, purê de batata com um pouco de couve, cenoura, ervilha, batata salsa, e batata.



Macarrão tipo parafuso, azeite, cebola , abobrinhas raladas , repolho fatiado , orégano, tomilho.


Polenta com carne moída e molho de tomate.


Arroz, feijão, carne vermelha ou branca e legumes.



O que evito dar :

Ainda não ofereço iogurte, achocolatados, bolachas recheadas, chocolate, evito alimentos com corante como a gelatina por exemplo ( Faço gelatina incolor com suco natural), e leite de caixinha. Como ele ainda mama no peito, fica com esse leitinho mesmo.


Utensílios que uso para alimentação

Depois de tanto comprar e testar, acho válido compartilhar o que deu certo e uso, para vocês não tentarem vários itens como eu.

Para sucos, e água ele usa a garrafinha da marca NUBY, encontrei na Havan paguei R$35. Ele não vaza água, e tem uma tampinha que é bem fácil para o bebê fechar e abrir.







Outra garrafinha que comprei para deixar na casa da minha mãe, pedi pelo Aliexpress. Paguei $5,00 equivalente a mais ou menos R$15, também tem tampa e não vaza água.


O prato que uso também comprei pelo Aliexpress, paguei $6, e é um pratinho de silicone, ele é ótimo porque vem com divisórias, e gruda na mesa, impossibilitando o bebê de retirar o prato.


Os talheres, também comprei pelo Aliexpress, gosto muito deles, porque a colher é larga até o cabo, o que evita a comida cair na hora que o bebê coloca na boca, e o garfo tem umas elevações entre os dentes para 'prender' melhor a comida.



Para comer bolachinhas, dou no pratinho 360º



e por fim, quando vamos passear, levo a comidinha em um potinho térmico que comprei pelo Aliexpress. Mantem a comida quentinha e tem várias divisórias.

E você tem alguma receitinha que gostaria de compartilhar? Utensilio que usa ou usou e quer compartilhar a experiência?

Compartilhe com a gente nos comentários.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.