, , , ,

Como tirar leite e armazenar leite materno?



Meu leite no congelador

Oi mamães e papais de plantão,

Hoje quero contar ara vocês como armazeno o leite para deixar para meu filho.

Quando meu filho completou 7 meses, precisei voltar ao trabalho, e não queria parar de amamentar, e nem oferecer leite artificial para meu filho que até então só tinha mamado leite materno.

Estava com muito medo de reduzir minha produção de leite e então conversei com meu médico sobre o que poderia fazer a respeito. Ele me tranquilizou dizendo que dificilmente iria diminuir a produção, mas que era para eu massagear ou ordenhar leite durante o período que estivesse na empresa.

Onde eu trabalho tem um ambulatório, então conversei com o enfermeiro que atende lá, se poderia usar alguma sala por 20 min no horário de almoço e o congelador para congelar o leite, e ele disse que OK.

Super me animei, e comprei 15 potes de vidro com tampa de plástico de 220ml nessas lojas que vendem embalagens - paguei R$ 3,15 em cada pote - E 15 dias antes já comecei a 'educar' meu corpo para produzir leite na hora do almoço, e retirava com a bomba tira-leite os 220ml.

Antes - Como retiro
Para esse processo, eu esterilizo o vidro e tampa no esterilizador de mamadeira a vapor, e todos os componentes da bomba tira-leite. Deixo secar no escorredor do esterilizador, e quando está 100% seco, coloco em saquinhos de plástico com zíper todos os itens.

Durante
Para tirar o leite, prendo o cabelo, lavo as mãos, e uso uma máscara no rosto para cobrir nariz e boca, elimino os dois primeiros jatos de leite - que é o leite que fica 'parado' - ordenhando, passo um pouco do leite em volta do bico do peito, e faço uma massagem rápida com a ponta dos dedos, começando da região mais próxima a aréola, indo até mais distante e apoiando o seio com a outra mão. E então retiro o leite com a bomba tira leite, 110ml de cada lado.
Obs: é sempre bom deixar a distância de um dedo sem leite onde for armazenado para que o leite não fique encostado na tampa. 

Após retirar deve ser colocado no congelador ou freezer para armazenar por mais tempo, ou na geladeira caso seja oferecido dentro das próximas 24 hrs, preferencialmente com uma etiqueta para ter o controle de quando o leite foi tirado.

Depois - Armazenamento
Ao final do meu expediente,pego o leite no congelador,coloco em uma bolsa térmica com gelo e levo até minha casa, onde assim que chego coloco no congelador novamente - foto acima de como fica.

Como ofereço

Comprei uma colher dosadora, porque queria muito que meu filho tomasse meu leite nela e não tivesse perigo de confusão de bico, mas ele não se adaptou =(, e conversando com a enfermeira do banco de leite da minha cidade, ela disse que com 7 meses ela não via muito problema em oferecer na mamadeira, porque meu bebê já estava maiorzinho e tinha aprendido a mamar. Minha mãe então oferece para meu filho na mamadeira -Chicco Nature Glass - com o bico de menor fluxo. Ela descongela em água morna, meche um pouco para o leite ficar homogêneo novamente, mas não pode sacudir muito para ele não coalhar.

Higienização | Como esterilizar os recipientes

Vale a pena lembrar que é muito importante tomar cuidado sempre com a higienização de tudo o que vai vai manipular o leite, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.


Caso você não tenha um esterilizador a vapor, e só deixar o recipiente e tampa em que vai armazenar o leite, e se preciso acessórios da bomba tira-leite em uma panela com água quente. Após a água começar a ferver deixe mais 15min. Após esse tempo retire todos os recipientes e coloque sobre um local em que possa escorrer e secar naturalmente, sem a interferência de panos, papeis e etc...

IMPORTANTE: O leite que você descongela e oferece ao bebê, se sobrar deve ser descartado. O que instrui minha mãe a fazer é: colocar 200ml, se ele quiser mais, ela coloca mais, e se sobrar ela descarta.

E caso você não tenha uma bomba tira-leite você pode ordenhar manualmente =)

Aqui coloco a quantidade de leite recomendada de acordo o tempo do bebê




Existem no mercado algum potinhos específicos para armazenar leite, eu achei o custo alto, mas se você tem a oportunidade de comprar, porque não né?








Recipiente para Armazenar Leite com 2 Unidades - Lillo | R$ 27,90



Recipiente para Armazenar Leite com 2 Unidades - Medela | R$ 47,09




Recipiente para Armazenar Leite com 25 Unidades - Lansinoh | R$ 34,90



Recipiente para Armazenar Leite com 4 Unidades - Chicco | R$ 69,90

Recipiente para Armazenar Leite com 5 Unidades - MAM | R$ 59,85
Recipiente para Armazenar Leite com 10 Unidades - Avent | R$ 99,90



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.