, , , , ,

Bico de Silicone - Experiência e Resenha [MAM]


 Olá mamães e papais de plantão!

Hoje vou falar sobre um item um pouco polêmico =O 
Principalmente para as defensoras da amamentação.


Bico de silicone MAM
Primeiramente vou contar o como cheguei até esse item para vocês entenderem um pouco do contexto, porque como sempre falo acredito que não podemos falar que isso não é para usar ou isso é para usar, e sim analisar a situação.

Bom, desde minha gestação sabia que eu tinha bico plano, até contei em outro post que usei a concha pré parto, que me auxiliou bastante mas ainda assim, tive dificuldade na hora de amamentar. 



Tive parto cesária após um trabalho de parto de 24hrs que resultou em 2cm de dilatação apenas, estava cansada, com fome, sono, e nem passou pela minha cabeça a recomendação de colocar o bebê para mamar nas primeiras horas de vida.

Após umas 6 horas após tomar banho vi que tinha muito colostro já, e que chegava a encharcar a minha roupa, mas o meu bebê colocava a boca no seio e simplesmente não sugava. Pedi ajuda as enfermeiras, pediatras, enfim recorri a tudo e não conseguia fazer ele sugar. Foi então que falaram para comprar um tal de bico de silicone... então lá vai meu marido correndo na farmácia e procurar o tal bico de silicone.

 Comprou o bico intermediário de silicone da marca Amamente, ao qual pedi para minha mãe esterilizar e logo já testei com meu filho que também não me ajudou em nada, ele não pegava, e não sugava da mesma forma. 

Nesse momento corri para conversar com uma enfermeira que me disse que era para ficar tranquila que o bebê tinha uma reserva de 24hrs e que deveria continuar tentando.

Após as primeiras 24hrs meu filho ainda não conseguia mamar no meu peito, e eu estava já super nervosa por não saber o que fazer.

E ai eles deram o primeiro copinho de Leite Artificial para meu filho, fiquei muito chateada, porque tinha leite, tinha o bico estava tudo encaminhado, mas não sabia fazer como ele sugar. Na manhã seguinte, nova pediatra, e então contei tudo o que havia acontecido e ela me recomendou o bico intermediário da marca MAM. 

A essa altura do campeonato meu desespero já era grande, que comprei e apenas lavei com água quente e coloquei para ver se meu bebe sugava, e ai então ele sugou o leite e conseguiu mamar.

E fui para casa com ele mamando apenas com esse intermediário, que para mim já era um sonho e tinha sido a solução de todos os meus problemas, até os primeiros 7 dias de vida onde recebi uma visitinha que mudou a minha visão sobre o assunto.

Após 7 dias veio até minha casa uma enfermeira enviada pelo convênio médico para auxiliar e verificar se estava tudo OK, e foi ai que voltei a ter preocupações, ela me disse que o bico intermediário ao qual eu estava usando não era a melhor recomendação e que com o tempo, meu bebê poderia não querer mais o peito e que a minha produção de leite iria diminuir muito.

Fiquei muito preocupada, mais tentava fazer meu bebe mamar sem e ele não pegava de jeito nenhum, tinha muito leite, não era esse o problema, ligava nos bancos de leite e sempre me orientavam a tirar. Até ouvir a instrução: Jogue fora o bico intermediário e de leite ao seu bebê apenas no copinho.

Confesso que me desesperei de vez, e nessa hora resolvi ouvir meu coração. Decidi que iria continuar usando, mas sempre tentando fazer ele mamar direto no bico do peito. 

Como ficou a produção de leite?
A minha produção não diminuiu em nada, mas eu também sempre tive muito leite, e usava a concha de amamentação - de forma errada - que estimulava a todo momento.


Bico de silicone causou cólica por causa do ar?
Como falei anteriormente, eu sempre tibe muito leite, então o bico sempre ficava cheio e até transbordava, mas para quem não tem muito leite, acredito que dê cólica sim, porque fica ar dentro dele.


Porque tirei o bico de silicone?
Hoje eu tenho o entendimento que usei o bico de silicone como um recurso devido a má orientação que tive, mas o ganho de peso do meu filho veio atrelado ao não uso do bico,  e ele causa confusão de bicos - e por esse o motivo do sofrimento para não pegar o peito - que pode acabar fazendo com que o bebê não queira mais mamar no peito,  em uma nova gestação não usaria e tentaria utilizar de outros recursos,

Como tirar o bico de silicone do bebê?
Eu consegui tirar aos 2 meses de vida do meu filho, onde começava a mamada com ele usando o bico, e no meio da mamada retirava e colocava o bico do peito. Fazendo isso em todas as mamadas em 1 semana consegui que ele aprendesse a sugar o bico do peito. Além disso fazia um exercício que o banco de leite me orientou, onde higienizava bem as mãos, e com o dedinho colocava para o bebê sugar, sempre encostando no céu da boca. Ela me explicou que é um exercício utilizado muito em bebês que ficam na UTI e precisam aprender a sugar. 

Minhas considerações

Hoje eu não usaria, mas foi graças a esse item que consegui amamentar e dar seguimento a amamentação, acredito que devido ao uso dele nos primeiros meses, não tive NENHUM tipo de machucado, rachadura ou qualquer coisa assim, e devido a ele também, o bico do peito se formou para fora certinho, o que me ajudou muito quando passei a amamentar sem.

Usei o bico de silicone da marca MAM, que vem com 2 unidades em uma caixinha. O bom é que por ser dois é possível ir revezando entre um e outro já que a higienização é bem chatinha.

Paguei cerca de R$45,00

Abaixo coloco outras marcas que também oferecem esse produto e a sua média de preços:


#ficadica: Algo que me auxiliou muito em todo esse processo, além do banco de leite de minha cidade, foi o GVA - Grupo Virtual de Amamentação.




Bico de silicone NUK R$ 27,90


Bico de Silicone Kuka - 22,90
Bico de Silicone AMAMENTE - R$ 19,90

Bico de Silicone Chicco - R$49,90

Bico de Silicone Avent - R$ 42,90



Share:

2 comentários:

  1. Adorei! Já desisti de tirar o bico e estou indo para o 4° mês de amamentação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu julgo ser melhor amamentar como bico de silicone do que oferecer formulá.
      Que a amamentação continue dando certo por aí =)

      Excluir

Obrigado pela contribuição.