, , , , ,

[Iniciando a Introdução alimentar] - Como, e o que deu certo?


Chegou a hora da papinha! 

Com 6 meses, para que o bebê continue crescendo bem, ele necessita receber outros alimentos saudáveis além do leite materno. Essa introdução alimentar deve ocorrer gradativamente sem que se interrompa a amamentação, afinal, o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais. Nessa fase, a alimentação dos bebês deve ser composta pelo leite materno, complementado por frutas, legumes, verduras e carnes, sempre amassados ou raspados. Essa consistência de purê é importante para o bebê, pois ele ainda não tem dentes e está aprendendo a mastigar. Daí as expressões “papa de fruta” e “papa salgada”. Ao longo do dia, ofereça sempre água, pois, ainda que continue mamando, a necessidade de hidratação da criança agora é maior. Nessa fase, não se recomenda dar sucos. O ideal é oferecer a fruta em forma de papinha, pois elas preservam as fibras, que serão importantes para o desenvolvimento do bebê.


 Papa de fruta e Papa salgada 
Em geral, são dois os tipos de papinhas que o bebê deve consumir. A papa de fruta deve ser logo a primeira, de mais fácil aceitação, já que a maioria das frutas tem o gosto mais adocicado assim como o do leite materno. Com a papa salgada para começar, é importante lembrar que a ela não leva sal. O termo “salgada” é muito conhecido entre os pais e serve para diferenciar o preparo dos vegetais e da carne em relação às frutas. De todo modo, para dar mais sabor à refeição, pode-se adicionar à papinha temperos naturais como alho e cebola. Não use, de forma alguma, temperos industrializados.

E não se assuste se o bebê rejeitar nas primeiras vezes, pois é normal. Afinal, ele está se adaptando.


Água
Com a introdução dos alimentos complementares é importante que a criança receba água nos intervalos. A água oferecida deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida). Para saber mais, consulte o Guia Alimentar para crianças Até dois anos 


 Sim, eles comem bem pouquinho 
Lembre-se, o estômago do bebê ainda é muito pequeno, portanto, precisa de pouco volume de alimento para matar sua fome. Muitas mães preparam uma grande quantidade de alimento para seus bebês e se frustram por eles não comerem tudo, mas não precisa ser assim. Em geral, a papinha de uma criança com 6 meses deve ter um volume equivalente a duas ou três colheres de sopa. 


Dicas de preparo das papinhas: 

 1. Não misture as frutas nem os legumes 
Para que o bebê possa não apenas provar, mas identificar as frutas e legumes, o ideal é que as papinhas não sejam misturadas. A refeição pode conter mais de uma fruta, por exemplo, mas o ideal e que cada uma seja amassada separadamente. Assim, você também pode identificar alimentos dos quais a criança gosta menos ou até mesmo alguma alergia. 


2. Mude a consistência gradualmente 
Aos seis meses, a criança está aprendendo a mastigar, por isso, a consistência ideal da papinha é a de um purê. Para a papa salgada, cozinhe bem os alimentos para deixa-los macios. À medida em que o bebê for crescendo, procure amassar menos o alimento, até o ponto em que a criança comece a aceitar pequenos pedaços. Por voltas dos 12 meses, ela já poderá consumir a mesma comida da família. 


3. Nada de liquidificador nem peneira
 Ao preparar as papinhas, evite usar o liquidificador, processador ou peneira. A melhor opção é amassar com o garfo. A consistência do purê não precisa ser perfeita, homogênea. A textura amassada estimula a mastigação, algo que o bebê precisará aprender. Além disso, quanto mais diluídos ou liquidificados os alimentos, menos energéticas eles são, ou seja, alimentam menos. 


4. Não tem receita 
A elaboração das papas deve seguir os hábitos da sua região, com os alimentos que estejam disponíveis. 


5. É o bebê quem decide a quantidade 
Desde o início da introdução alimentar, o bebê vai consumindo os alimentos em quantidades cada vez maiores, porém, é comum nos enganarmos com esse volume, preparando mais do que o suficiente para a sua refeição. A refeição de um bebê de 6 meses, por exemplo, tem volume equivalente a duas ou três colheres de sopa. Crianças de 12 a 24 meses consomem algo equivalente a uma xícara ou tigela de 250ml por refeição. 





 6. Dificuldades que passei 

 Comecei a introdução alimentar com exatamente 6 meses, e iria voltar a trabalhar quando ele completasse os 7 meses. As duas primeiras semanas foram desesperadoras, fiquei super insegura, e achava que ele iria passar fome na minha ausência. Comia super pouco, ele ainda colocava a língua para fora (assim como eles fazem quando mamam) e mais babava do que comia. Mas posso dizer que após 15 dias ele teve um progresso impressionante. Passou a gostar e até pedir mais. 

Na primeira semana dei só frutas - banana, mamão, pera, manga (ELE AMA), caqui. Na segunda semana comecei com a papinha salgada, fiz papinha com base no grupo alimentar - que coloquei fotos logo no próximo tópico - e novamente ele iniciou com resistência, e por causa dessa resistência experimentei fazer polenta com caldo de carne e foi só sucesso, depois iniciei o teste de papinhas e preferida é a de mandioca com carne moída, abobora, couve e grão de bico. 

 #ficadica: Algo que me ajudou MUITO nesse processo, foi pedir para outra pessoa oferecer comida para ele, no caso meu marido e minha mãe. Porque eles ainda tem a associação de mãe = MAMA. 

O que coloco na papinha Salgada?  Com base na documentação do GUIA ALIMENTAR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE uso a junção de um ou mais elementos de cada grupo alimentar.




Grupo de Alimentos


  • Legumes são vegetais cuja parte comestível não são folhas. Por exemplo: cenoura, beterraba, abóbora, chuchu, vagem, berinjela e pimentão.
  •  Verduras são vegetais cuja parte comestível são as folhas. Por exemplo: agrião, alface, taioba, espinafre, serralha, beldroega, acelga, almeirão, couve, repolho, rúcula e escarola. 
  •  Tubérculos são caules curtos e grossos, ricos em carboidratos. Por exemplo: batata, mandioca (macaxeira ou aipim), cará e inhame. 
  •  Cereais são sementes ou grãos comestíveis das gramíneas, como trigo, arroz e milho, além da aveia, cevada e centeio. Nos grãos de cereais podemos encontrar nutrientes como: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, enzimas e outras substâncias



Como eu preparo a papinha?

Como trabalho, preciso deixar a papinha do meu bebê pronta. 
Faço o seguinte: Aos sábados vou a feira e compro tudo o que preciso.
Chego em casa lavo tudo, e deixo em potes tudo picadinho, sem casca. Cozinho e deixo em potes os alimentos cozidos que levam mais tempo de cozimento - aipim, frango, lentilha e etc... [e congelo] Dia sim, dia não faço as papinhas apenas juntando tudo (seguindo o grupo alimentar).

Depois que junto tudo,  deixo a papinha já pronta em potes de vidro esterilizados e congelo, e para minha mãe oferecer ao meu filho, é aquecido em banho-maria. 

Meu bebê não aceita nenhum tipo de alimento:

 Em média,  é preciso apresentar e expor o alimento  de 8 a 15 para que ele seja plenamente aceito pela criança.


O que o bebê não deve comer?


Vocês certamente já ouviram falar : Ah mais ele esta olhando, vai ficar com vontade. 
Isso não é verdade, o bebê nem sabe o que é aquele alimento que a pessoa esta comendo, por isso não terá vontade. 

Apesar de minha mãe ficar com meu filho, ela recebeu minha orientação do que deve e do que não deve oferecer a ele - leite de vaca e derivados, sal, açúcar e tudo que tem açúcar, mel, petit suisse - famosos danoninhos, engrossantes, frutos do mar (exceto peixe) entre outros.  Sejam firmes e peçam que as pessoas respeitem a sua decisão em optar manter uma alimentação saudável, e o principal, não tenham medo de falar NÃO, afinal, é a saúde de nossos filhos, e quem troca as fraldas depois somos nós =)

Mas deixo aqui itens que devem ser evitados na introdução alimentar:





Existe também uma recomendação em relação ao suco, vários lugares defendem que não deve ser oferecido suco antes do primeiro ano de vida com base nos estudos realizados pela Sociedade Americana de Pediatria, eles defendem que o suco não é considerado saudável por não ser equivalente ao consumo da fruta integral, e que o suco não oferece benefícios nutricionais, substituindo alimentos realmente necessários, como leite materno ou fórmula e suas proteínas, gorduras e minerais, como o cálcio.

Com base nisso pesquisei o que é dado como recomendação pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e Manual de Orientações do Departamento de Nutrologia  segue abaixo o que achei, para que cada um de acordo com a sua realidade, possa tomar a escolha que acha melhor para educação do seu filho.

Os sucos naturais devem ser evitados, mas se forem administrados que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais, e não em substituição a estas, em dose máxima de 100 mL/dia, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro não heme presente nos alimentos como feijão e folhas verde-escuras. 

 

E para fechar, coloco aqui abaixo a rotina de alimentação do meu bebê que esta com 7 meses. Vale lembrar que isso é totalmente adaptado a nossa rotina - eu e meu marido trabalhamos e deixamos ele aos cuidados da minha mãe- , e não é uma regra para nenhum bebê.

obs: o leite das 15:30, deixo congelado para minha mãe oferecer
A papinha salgada comecei a dar na janta apenas após 15 dias da introdução alimentar.

No link a seguir é possível consultar o PDF com o Manual de Orientações do Departamento de Nutrologia feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria Crie seu próprio questionário de feedback de usuário
Share:

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou =)
      Espero que tenha te ajudado. Conte sempre com a gente.

      Excluir
  2. Como vc estoca o leite materno? Como ele é oferecido, em mamadeira ou no copo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Áurea, fiz esse post, que acho que responde as suas dúvidas. Mas qualquer dúvida, pode voltar aqui e perguntar =)

      http://www.testandocoisasdebebe.com/2017/08/como-retiro-armazeno-e-ofereco-o-leite.html

      Excluir
  3. Amei as dicas, meu bebê completou 6 meses a duas semanas, mas como estamos viajando ainda não comecei com a papa salgada só as de fruta e ele não aceita muito bem, só ameixa que ele ama mas não posso amassar tenho que deixar ele chupando 😁...
    Assim que chegar em casa pretendo iniciar a salgada e suas dicas foram ótimas, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar Juliana. =)
      Espero que de tudo certo por aí.

      Excluir
  4. Adorei suas dicas, vou começar a IA, sua rotina é bem parecida com a minha ,devo ate seguir seus horários de refeição

    ResponderExcluir
  5. O leite de 15:30 hs qtos ml vc deixa ?
    Só pra eu ter uma noção de qtidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid que bom que pude te ajudar =)
      Eu deixo um vidro de 220ml, mas geralmente ele mama 200ml.
      Os outros 20 minha mãe geralmente oferece com papinha de fruta, para não ter desperdícios.

      Vale a pena lembrar que no inicio para você testar a quantidade, coloque aos poucos, de 50ml em 50ml, porque se você coloca 200ml e o bebê mama apenas 100mlpor exemplo o restante se ele não for mamar imediatamente tem que descartar =(

      Excluir
  6. Muito bom, amei as dicas, minha filha completa 6 meses dia 09/10 e já estou me preparando.

    ResponderExcluir

Obrigado pela contribuição.