, , , ,

Sapinho em bebês: o que é, como tratar?



Olá mamães e papais de plantão!

Hoje vim falar sobre um assunto delicado, o chatinho SAPINHO.

O nome científico do sapinho é monilíase. Trata-se de uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans, o mesmo da candidíase.

Ele tem um aspecto branco, e parece o leite coalhado que o bebê gorfa, mas ele não sai =(

Esse fungo gosta de lugares úmidos, e costuma aparecer na chupeta, mamadeira, fraldas que não são higienizados da forma correta. Ela geralmente ataca nos primeiros meses do bebê pois eles ainda não tem seu sistema imunológico totalmente desenvolvido. 

A recomendação é SEMPRE procurar o pediatra para que veja a situação e passe o melhor tratamento.

Aqui em casa logo na primeira semana de vida, meu filho apresentou as características acima, meu marido ficou meio receoso e achando que era exagero meu, mas insisti e levei ele ao pediatra de plantão já que era véspera de natal e o seu pediatra não estava atendendo.

Lá a pediatra confirmou que era sapinho e receitou Nistatina, pingar quatro gotinhas em cada cantinho na boca , três vezes ao dia, pediu também para passar no meu peito já que estava amamentando, e para observar a higienização e o que possivelmente poderia ter causado o fungo.

No meu caso, foi o bico de silicone, que usei nos 3 primeiros meses, e como ele mamava muitos nos primeiros dias, nem sempre realizava todas as etapas de higienização delas, mas depois disso passei a tomar cuidado e me esforçar em limpar 100%.

Passado duas semanas, a Nistatina havia melhorado, mas nunca curava 100%. E então fomos até o pediatra dele mesmo, que indicou continuar com o uso da Nistatina, mas além do uso, limpar a boca dele com bicarbonato de sódio misturando uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um copo de água. E em uma semana a boquinha dele estava limpíssima, nem vestígio de sapinho mais.

Recomendações:
• Se tem a suspeita que seu bebê esta com sapinho, vá ao pediatra;
• Mesmo sendo custoso realize a higienização de tudo o que o bebê possa por na boca;
• O uso de conchas de amamentação ou absorventes de seio contribuem para proliferação de fungos nos seios, que consequentemente acabam passando para o bebê, então é importante sempre limpar/trocar.
• E siga as recomendações médicas a risca, para evitar que o sapinho se espalhe muito, e para outras partes do corpo.



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela contribuição.